Em qualquer organização, o maior desafio que elas enfrentam, especialmente nos tempos incertos e competitivos em que nos encontramos, é a sustentabilidade e o desenvolvimento de suas empresas. As organizações têm seus objetivos estratégicos, e seus administradores trabalham para alcançá-los, sejam por meio dos processos, de produtos, de sua rentabilidade ou de seus serviços. As empresas têm o desafio constante de manter e conquistar novos clientes e se manterem competitivas no mercado de trabalho.
Contudo, o que uma organização pode ter como diferencial para se manter em um mercado de trabalho cada vez mais inseguro é reconhecer que está nas pessoas o verdadeiro espírito competitivo. São as pessoas que fortalecem o sentido das empresas existirem. São elas que criam seus valores, seus objetivos e é por intermédio delas que serão criados todos os instrumentos que manterão a empresa viva. A organização que não reconhecer essa realidade tenderá à rigidez e ao fracasso, pois seus próprios funcionários, especialmente os mais competentes, se sentirão desvalorizados e encontrarão seu reconhecimento em um ambiente de trabalho mais humano e promissor.
As Consultorias de Recursos Humanos trabalham nas organizações focando e reconhecendo as pessoas como capital principal, e não mais como custo. As Consultorias são instrumentos facilitadores para que as empresas possam captar talentos, reconhecer as competências já existentes, diagnosticar o que está favorável ou não a um bom clima organizacional, cooperar nas capacitações técnicas e pensar em formas de desenvolver os comportamentos, desenvolver lideranças e tomar decisões que motivem e provoquem o fortalecimento do espírito de equipe e do empenho profissional, para que o trabalho não seja visto somente como fonte de renda, mas como espaço de realização e desenvolvimento.
Uma pessoa feliz em seu trabalho, motivada para alcançar resultados junto com a empresa, capacitada em sua função e trabalhando em harmonia com seus colegas não poderá ser chamada de funcionário, mas sim de colaborador, pois este é um forte aliado do sucesso organizacional.
Uma empresa que oferece abertura para que as pessoas possam crescer em seus conhecimentos, para que possam trabalhar em um ambiente mais humanizado e que percebam que estão sendo reconhecidas em suas funções e investidas, a fim de que seu desempenho possa ser melhorado, utiliza uma estratégia não só positiva para elas, mas especialmente para a própria empresa, pois estarão fortalecendo seu principal capital.