O Coaching tem sido atualmente a palavra mais forte aplicada ao que se diz respeito ao alcance de objetivos e busca de alta performance. Coaching se configura em um processo o qual é formada uma parceria entre o Coach (profissional de coaching) e o coachee (cliente), com o objetivo de definir metas, focados no futuro e com ação contínua, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida, mais felicidade, melhores resultados, tanto profissional, quanto pessoal, explorando ao máximo os pontos fortes do coachee e quebrando crenças limitantes as quais impedem o avançar do mesmo. O Coach é o profissional habilitado que atua como um "olho externo", e o qual apoiará o coachee durante um processo que se utiliza de diversas técnicas cientificamente comprovadas, as quais contribuirão para que o coachee possa desenvolver seu autoconhecimento, melhor controle emocional, defina seus objetivos de vida fundamentais de acordo com seus valores, tenha ações mais construtivas e efetivas diante da vida, gere aprendizado e melhoria contínua. Segundo Villela da Mata, presidente da Sociedade brasileira de Coaching, "Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo, aumentando os resultados positivos...". Com isto, percebe-se que esta profissão está diretamente relacionada com a demanda atual da sociedade que busca em todas as áreas de sua vida mais satisfação e felicidade.
Muitas vezes o coaching é comparado com terapia, consultoria ou mentoria, porém não podem ser confundidos. A terapia tem como foco o alívio de sofrimento, sendo espaço de acolhimento para diversos tipos de transtornos psíquicos, e por muitas vezes se faz navegar no passado do indivíduo. Porém, dentro da metodologia do coaching, o passado não é foco de trabalho, mas sim, o estado atual do indivíduo e a construção de um futuro mais satisfatório e pleno para o sujeito. Em relação a consultoria e mentoria, apesar de algumas similaridades, não pode ser confundido. Aqueles são feitas por pessoas especialistas em determinada área, a qual vai identificar problemas e apontar as soluções, baseada em seus conhecimentos e experiências. O coaching não traz respostas prontas, porém, as respostas serão encontradas pelo coachee dentro de um processo ativo construtivo.
A quem se identificou com o processo e pensa em buscar um profissional de Coach para formar uma parceria a fim de melhorar seus resultados pessoal e profissionalmente, cabe ser bem criterioso, pois não existe um órgão nacional regulador da profissão. Portanto, pesquise sobre o profissional, veja o que ele tem feito, certifique-se que ele possa estar realmente capacitado como coach para auxiliá-lo no seu processo de definição de metas e alcance de resultados.
O coaching é de fato magnífico, pois os resultados são percebidos e avaliados dentro do próprio processo, não existe "achismo", ou você alcançou ou não alcançou seu objetivos. Facilmente você poderá avaliar se está obtendo melhor performance, sem contar que as técnicas são sempre motivadoras e levam o indivíduo a potencializar o que ele tem de melhor. Portanto, não exite em buscar esta metodologia como forma de contribuir no seu processo de mudança de vida e alcance resultados extraordinários!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário