A atividade de cargos e salários analisa e avalia a estruturação dos cargos, observando as especificações de cada cargo, considerando suas responsabilidades e limitações dentro do seu desempenho. Tem que estar relacionada à cultura organizacional, aos objetivos e ao perfil das pessoas da organização. Ela visa alinhar de forma justa o desempenho e resultados gerados pelo colaborador e a recompensa oferecida em troca.
De acordo com ARAÚJO e GARCIA (2009) "A política de remuneração de uma organização representa um conjunto de diferentes formas de recompensa que se complementam e buscam alinhar atitudes e comportamentos com os objetivos organizacionais." Ou seja, as competências e seus resultados esperados alcançados serão devidamente recompensados de forma equilibrada.
Segundo QUALITAS (2005), "a definição de Cargos e Salários estabelecerá uma política salarial eficaz que permitirá a ascensão profissional dos colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenhos(...)"
Cargo defini-se como um conjunto de funções similares, onde estão relacionadas as responsabilidades e expectativas referentes às atividades desempenhadas. Cargo é o que identifica a pessoa na função em algum nível hierárquico.
Remuneração consiste num conjunto de vantagens que o colaborador recebe como troca de execução de seu serviço.
Não se espera, porém, que o Plano de Cargos e Salários seja o único instrumento de incentivo na organização, até porque a motivação extrínseca necessita de outras variáveis para existir, no entanto, o Plano deve favorecer um sentimento de equidade em relação ao desempenho/remuneração, e também equidade entre os colaboradores internos.
O profissional que é responsável pela atividade de cargos e salários deve estar atrelando ela às demais atividades da Gestão de Pessoas como: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Planos de Carreira, Avaliação de Desempenho e Benefícios Sociais.
Implantar o sistema de Cargos e Salário requer uma sequência de passos que vai desde a elaboração com a participação da diretoria, estruturação, pesquisa, definição e análise dos cargos, sempre mantendo os colaboradores informados, evitando assim ansiedade e especulações. E por fim, vale ressaltar que mesmo após esta implantação, o procedimento deve sempre ser avaliado, para que seja observado se os resultados esperados estão sendo alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário