quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Saiba como desenvolver sua Inteligência Emocional.


Ser inteligente emocionalmente é estar capacitado para lidar com os mais diversos conflitos e frustrações que a vida nos apresenta. É possuir pensamentos mais produtivos diante das circunstâncias e com isso obter sentimentos mais construtivos e atitudes mais adequadas para a resolução de problemas e construção da qualidade de vida. Portanto, devemos exercitar nossa inteligência emocional constantemente, da mesma forma como exercitamos a intelectual, porque elas juntas podem nos tornar pessoas altamente competentes em todas as áreas da nossa vida.
O primeiro passo para desenvolver a Inteligência emocional é o Autoconhecimento, tarefa que sabemos que nem sempre é fácil. Se conhecer requer uma certa habilidade para visualizar nossas fraquezas, identificando que há muito a ser melhorado em nossa natureza; porém se este exercício não for realizado, pouco avanço teremos em nossa jornada para a felicidade.
Desafio a cada um se apresentar diante do espelho emocional e reconhecer seus pontos fortes e pontos fracos. Reconhecendo seus pontos fortes, você estará apto a utilizá-los de forma eficiente em todos os seus projetos. Identifique aquilo que você faz de melhor, reconheça no que você é bom, onde você haje com excelência. O trabalho e os relacionamentos são muito mais saudáveis quando empregamos neles nossas potencialidades, assim a energia que gastamos é mais saudável e não nos fatigaremos tão facilmente. Por outro lado, reconhecer os pontos fracos é também muito importante. Identifique as limitações de seu temperamento, ou em que área você precisa oferecer mais tempo para melhorar. Só haverá a possibilidade de melhorar alguma falha, se primeiro você reconhecer a sua existência. Será que todo o estresse que talvez você esteja vivendo neste momento não seja porque você esteja gastando mais energia com seus pontos fracos, do que com seus pontos fortes?
Ampliar o autoconhecimento também é compreender como funciona sua percepção ao seu respeito. Como você se enxerga? Alguém que é capaz de conquistar muito nessa vida, ou alguém que parece que não tem sorte para nada? A resposta para esta questão fará toda a diferença nas suas atitudes diante dos desafios. A forma como você se vê é o que define tudo. Se você se sente seguro, confiante, você conseguirá demonstrar atitude de confiança e segurança diante das circunstâncias, porém o contrário também é verdadeiro. Se você diz que é capaz, ou diz que é incapaz, de ambas as formas você está correto. De fato, só ter pensamento otimista sobre si mesmo não é o suficiente. Se por exemplo, você não estudou para uma determinada prova que com certeza será complicada, não tem lógica você dizer que vai fechar a prova e tirar 10, ai já é delírio...rsrsrs....O que sugiro é que nesta situação você poderá reconhecer que não tem o conhecimento suficiente ainda, mas que é capaz de com esforço e determinação alcançar o conhecimento para se sair muito bem na avaliação.
O que precisamos é olhar menos para as falhas dos outros, e enxergarmos nossas fraquezas e buscarmos com inteligência melhorá-las, ou no mínimo administrá-las para evitar que elas nos tragam tanto estrago. Por outro lado, devemos reconhecer que temos muitos pontos fortes, habilidades, talentos, cujos quais devemos dominá-los e exercemos ao nosso favor, gerando melhores resultados, satisfação, felicidade e bem estar.
Desta forma, estaremos dando o primeiro passo para o desenvolvimento de nossa inteligência emocional.

Nos próximos dias estarei dando continuidade ao tema de Inteligência Emocional, apontando os outros
passos para seu desenvolvimento. Peço para que vocês continuem acompanhando e no final irei apresentar uma surpresa para todos aqueles que assim como eu desejam se desenvolverem enquanto pessoas e alcançarem maior plenitude em sua vida pessoal.

De sua parceira de sucesso,

Renata Melo
Personal Coach

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Emagrecimento e qualidade de vida através do Coaching.

     

Talvez você seja uma daquelas pessoas que diz: "Segunda feira começo meu regime." Ou então é daquelas que movida pelo clima de final de ano e pelo desejo de não fazer feio nas piscinas e praias, decide que a partir de janeiro vai entrar na academia e fazer dieta, garantindo assim aquele corpo escultural. O problema é que assim como você, muitas pessoas sabem iniciar o processo de emagrecimento. Começam a dieta, fazem atividades físicas; porém com algumas semanas, toda aquela motivação inicial cai por terra e você passa a comer compulsivamente tudo aquilo que não comeu durante o regime e recupera os poucos quilos que havia perdido, e o pior, geralmente ganhando mais outros. Por que será que isto ocorre?
      Assim como qualquer mudança, mudar hábitos alimentares, fazer exercícios regularmente, seguir recomendações médicas e nutricionais, requer muita disposição, persistência e principalmente motivação, a qual se alimenta da crença que o objetivo que você quer alcançar realmente é importante para você. A questão é que desmotivamos porque passamos a perceber mais claramente as perdas, que é deixar de comer a vontade e ficar deitado no sofá assistindo, inclusive perder o "vício" de dizer "Eu não consigo emagrecer", pois a verdade é que não gostamos de perder nada, nos amarramos a tudo. Além disto, acabamos esquecendo de visualizar as incríveis vantagens que ganhamos a médio e longo prazo tendo uma vida mais saudável. O resultado deste círculo vicioso é pouco controle com a alimentação e preguiça para sair de casa e exercer alguma atividade física, gerando mais uma vez uma pessoa frustrada por não alcançar uma meta.
     O que o Coaching tem a ver com isso? Absolutamente tudo! Sendo um processo que ajuda pessoas a alcançarem objetivos, o coaching pode contribuir sim especificamente às pessoas que querem alcançar o objetivo de ter um corpo mais saudável e desejável de acordo com aquilo que o próprio cliente identifica como ideal. O Coaching não pretende anular as outras técnicas já conhecidas para emagrecimento não, pelo contrário, o Coaching será um conjunto de ferramentas que serão agregadas garantindo que as outras: dieta balanceada e exercícios físicos sejam potencializadas e mantidas pelo indivíduo. O coaching tem as ferramentas necessárias que contribuirão para que você se mantenha motivado e focado a alcançar seu objetivo, percebendo que não é tão difícil quanto se parece. Auxilia no desenvolvimento do auto conhecimento, auto estima, crenças, motivação, auto controle e outras emoções que são a base que determinará se seus objetivos serão realizados ou não.
      Chega de efeito sanfona, o Coaching tem os ingredientes necessários para que a mudança de hábito seja algo possível e real para você, e mais do que isso, que ela gere satisfação e felicidade.
      Para conhecer mais sobre esse incrível processo, entre em contato comigo e agende sua primeira sessão de Coaching específica para emagrecimento.
Fone: (87) 9641.8405
E-mail: renatamadalena@gmail.com