quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
Saiba como desenvolver sua Inteligência Emocional.
Ser inteligente emocionalmente é estar capacitado para lidar com os mais diversos conflitos e frustrações que a vida nos apresenta. É possuir pensamentos mais produtivos diante das circunstâncias e com isso obter sentimentos mais construtivos e atitudes mais adequadas para a resolução de problemas e construção da qualidade de vida. Portanto, devemos exercitar nossa inteligência emocional constantemente, da mesma forma como exercitamos a intelectual, porque elas juntas podem nos tornar pessoas altamente competentes em todas as áreas da nossa vida.
O primeiro passo para desenvolver a Inteligência emocional é o Autoconhecimento, tarefa que sabemos que nem sempre é fácil. Se conhecer requer uma certa habilidade para visualizar nossas fraquezas, identificando que há muito a ser melhorado em nossa natureza; porém se este exercício não for realizado, pouco avanço teremos em nossa jornada para a felicidade.
Desafio a cada um se apresentar diante do espelho emocional e reconhecer seus pontos fortes e pontos fracos. Reconhecendo seus pontos fortes, você estará apto a utilizá-los de forma eficiente em todos os seus projetos. Identifique aquilo que você faz de melhor, reconheça no que você é bom, onde você haje com excelência. O trabalho e os relacionamentos são muito mais saudáveis quando empregamos neles nossas potencialidades, assim a energia que gastamos é mais saudável e não nos fatigaremos tão facilmente. Por outro lado, reconhecer os pontos fracos é também muito importante. Identifique as limitações de seu temperamento, ou em que área você precisa oferecer mais tempo para melhorar. Só haverá a possibilidade de melhorar alguma falha, se primeiro você reconhecer a sua existência. Será que todo o estresse que talvez você esteja vivendo neste momento não seja porque você esteja gastando mais energia com seus pontos fracos, do que com seus pontos fortes?
Ampliar o autoconhecimento também é compreender como funciona sua percepção ao seu respeito. Como você se enxerga? Alguém que é capaz de conquistar muito nessa vida, ou alguém que parece que não tem sorte para nada? A resposta para esta questão fará toda a diferença nas suas atitudes diante dos desafios. A forma como você se vê é o que define tudo. Se você se sente seguro, confiante, você conseguirá demonstrar atitude de confiança e segurança diante das circunstâncias, porém o contrário também é verdadeiro. Se você diz que é capaz, ou diz que é incapaz, de ambas as formas você está correto. De fato, só ter pensamento otimista sobre si mesmo não é o suficiente. Se por exemplo, você não estudou para uma determinada prova que com certeza será complicada, não tem lógica você dizer que vai fechar a prova e tirar 10, ai já é delírio...rsrsrs....O que sugiro é que nesta situação você poderá reconhecer que não tem o conhecimento suficiente ainda, mas que é capaz de com esforço e determinação alcançar o conhecimento para se sair muito bem na avaliação.
O que precisamos é olhar menos para as falhas dos outros, e enxergarmos nossas fraquezas e buscarmos com inteligência melhorá-las, ou no mínimo administrá-las para evitar que elas nos tragam tanto estrago. Por outro lado, devemos reconhecer que temos muitos pontos fortes, habilidades, talentos, cujos quais devemos dominá-los e exercemos ao nosso favor, gerando melhores resultados, satisfação, felicidade e bem estar.
Desta forma, estaremos dando o primeiro passo para o desenvolvimento de nossa inteligência emocional.
Nos próximos dias estarei dando continuidade ao tema de Inteligência Emocional, apontando os outros
passos para seu desenvolvimento. Peço para que vocês continuem acompanhando e no final irei apresentar uma surpresa para todos aqueles que assim como eu desejam se desenvolverem enquanto pessoas e alcançarem maior plenitude em sua vida pessoal.
De sua parceira de sucesso,
Renata Melo
Personal Coach
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu quero responder ao questinário! :D Tu sabe meu email né?
ResponderExcluir